domingo, 1 de agosto de 2010

Anos 60 no verão 2011...

Os anos 60 foram marcados por um imaginário tecnológico... Para o pessoal daquela época, hoje nós estaríamos usando trajes espaciais, trafegando em naves, curtindo as férias na lua e contando com o auxílio de robôs para as tarefas do dia-a-dia... Assim como os Jetsons!!! Quem se lembra desse desenho super bacana e futurista?! Aliás, no final dessa década, o homem pisou pela primeira vez na lua!!!!

Também foram nos anos 60 que a moda Prêt-à-Porter, ou seja, pronta para vestir, atingiu o seu auge! O Prêt-à-Porter se caracterizava por produzir em grande escala, industrialmente, roupas acessíveis a todos. Inicialmente, tais roupas eram imitações da alta costura. Após ser consolidado, o prêt-à-porter, se impoõe e uma nova safra de criadores surgem no mercado: Channel com seu elegante chamisier, Mary Quant e sua famosa minissaia, Yves Saint Laurent com o smooking feminino, André Courrèges, com suas "Moon Girls" vestindo tons pastéis e saias curtíssimas, que juntamente com Paco Rabane e Pierre Cardin, rompeu paradigmas. Esses três estilistas pegaram carona na Guerra Fria, fizeram uma "viagem espacial da moda", buscando referências num imaginário de como seria o homem do nosso século.
Corte quadrado, modelagem mais afastada do corpo, cortes e mangas orbitais eram passiveis de serem vistos não apenas na moda Space Age, mas em toda a cultura jovem da época. O fascínio pela vida no espaço atingiu em cheio não só a moda como o design de interiores e também a indústria automobilística.

Meia-calça super colorida, mini-saia, capacetes estilo aviador e uma busca pelos tecidos tecnológicos e todas as possibilidades que o futuro prometia para a vida aqui na Terra.

A moda como veículo de protesto! Tecidos funcionais e modelagens práticas para o dia-a-dia de uma mulher em constante busca pela sua emancipação. Afinal, é nessa década que as mulheres começaram a ganhar força no mercado de trabalho e terem reconhecidos todos os seus direitos e interesses, até mesmo os sexuais.

O tempo passou e, após 40 anos, esses mesmos ideiais continuam em voga. A busca do futuro é constante, isso não se pode negar! Mas, agora a praticidade passou a ser mais importante já que, nós mulhers, em nosso dia-a-dia, estamos em busca de modelagens confortáveis que permitam transitarmos do trabalho a um jantar romântico num piscar de olhos!!!!
Queremos, como as meninas dos anos 60, uma moda que nos dê praticidade, mas não queros abrir mão da nossa feminilidade, elegência e estilo!
E o verão 2011 tem os anos 60 como uma forte tendência! Cortes e modelagens simples, formas retas, diversidade de cartela de cores (tanto tons pastéis, como cores alegres), tecidos tecnológicos e confortáveis e um design bem limpinho!
Aproveite a onda desses looks mais sequinhos pra usar e abusar de acessórios... preferencialmente aqueles que remetam à uma outra década, pra não correr perigo de parecer uma caricatura dos 60´s, né?
Fiquem ligadas!!!
Bjo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Huuum .