quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Balanço Fashion Rio Inverno 2011


Como é de costume, aqui vai o nosso super balanço do Fashion Rio - Inverno 2011, que rolou entre dias 09 e 15 de janeiro, na Cidade Maravilhosa.
Aqui, procuramos relacionar aquilo que, a nosso ver, mais se destacou nas passarelas...
Não quer dizer, claro, que é certeza que aquilo que apareceu por lá tem a obrigação de ser usado na próxima estação. Mesmo porque, a gente não usa nada só por estar na moda e ser tendência, né, gente?!! E sim porque se enquadra no nosso gosto e estilo...
Sem falar que ainda irá acontecer o SPFW com mais marcas e coleções... pra gente realmente descobrir o que irá “colar” no próximo inverno.
Gosto da semana de moda do Rio porque acho que traz um inverno mais leve e mais compatível com nosso clima super tropical. Em SP a temperatura tende a cair mais, então os looks apresentados costumam ser mais pesados... Se bem que a mãe natureza anda tão doida ultimamente, coitada!!!
Mas, enfim... segue nossa listinha para vc já ir se inteirando...
- Os anos 70 vieram com tudo! Muitas marcas apostaram nessa década. Saias longas parecem ser a peça-chave da estação, que marca presença tanto em modelagem mais sequinha quanto com uma silhueta mais despojada, solta, volumosa. O cinto marca a cintura, mas deve ser usado por mulheres mais longelíneas.
- A renda continua dando o ar da graça, tanto no papel de protagonista, em looks inteiros, bem como em detalhes.
- O comprimento midi e longuete voltaram, após duas temporadas de roupas micros.
- A transparência é tendência forte no nosso inverno tropical, fazendo um jogo “mostra-esconde” em sobreposições de seda, organza e tricôs.
- Os conjuntos... Sim, aquele look de duas peças (saia+blusa, short+blusa, bermuda+blusa ou calça+camisa) voltou! Um tailleur elegante tem o seu lugar garantido no inverno 2011.
- As peças feitas à mão ou handmake, mais rústicas, porém com um belo acabamento, utilizando técnicas de tricô, crochê, e até macramê, feitas com cordões, prometem dar um ar mais despojado ao nosso inverno.
- Para terror dos ambientalistas o couro e o pelo invadiram as passarelas. Penas também apareceram. O pelo vem em detalhes: ombros, barras de vestidos, golas, coletes, sapatos e sandálias. Aqui, o melhor é optar pelo fake, né?! Para ser ecologicamente correta...
- Brilhos ganham força. Vêm mais foscos, cobertos por transparências ou em estado “natural”. Paetê e lurex prata e dourado fazem a festa.
- Os mantôs e casacos com shapes elaborados e mais largos aparecem em várias coleções.
- O estilo militar continua, porém mais renovado e o romantismo também aparece menos adocicado.
- As estampas de bicho continuam em alta, às vezes em visual mais distorcido e divertido. Onças invadiram geral. Aqui é bom ter cuidado...
- Os acessórios marcam presença em imensas bijoux.
- A cartela de cores tem o cinza como protagonista, em diversos nuances e mesclas. O preto garantiu seu lugar e os tons terrosos – do marrom ao camelo, passando pelo castor – também marcaram presença. Azul, verde musgo e algumas pitadas de tons cítricos (amarelo limão e vermelho caqui) quebram tanta sobriedade.
- Ankles boots vem com tudo. Mas há espaço tanto para as adeptas ao estilo ladylike, bem como os sapatos estilo masculino, como o Oxford.
É isso aí... pelo menos dá pra ter uma idéia daquilo que promete ser a tendência para o nosso inverno 2011.
Bjos...
Sinara Cardoso
Designer de Acessórios



Nenhum comentário: